sábado, 17 de julho de 2010

Os amigos amados e a amada

Essa fase foi boa.

A verdade é que a paixão é uma fase maravilhosa. A paixão relembra-nos que há um sangue circulando em nós, há um coração que o pulsa, que sente, que vive. Relembra-nos que a felicidade não se resume a nossa, mas a de outra pessoa. É sempre tão maravilhoso pensar: “Quero vê-la feliz! Apenas isso!”. Deus, quantas vezes falei isso?! E não me arrependo, pois já não é a paixão que gritou isso, mas o amor. Este esteve presente em tantos acordes, sonhos, frases e frases.

Mas não são todas as pessoas que sabem amar. A verdade é que uma pessoa só sabe amar quando percebe o quanto vale uma vida. Quando vemos uma criança, mendiga, e choramos junto a ela, dentro do peito, nós amamos, pois ela vale mais que o mundo inteiro. Uma prostituta, que diz custar 20 reais, vale mais que o mundo inteiro. O senador, corrupto, assassino, vale mais que o mundo inteiro.

Lembro-me de Salvador, de uma criança sentada na parede do Mercado Modelo e outra que encontramos no bairro da Boca do Rio. Ambas tinham realidades próximas. A primeira foi atropelada, quando tentava escapar de um roubo que cometera, por isso tinha uma tira de ferro em sua canela. Havia ali um fluxo de moscas, entrando e saindo de sua magérrima perna. Estava podre. Fui falar do amor de Jesus para ele, mas ele não me ouviu, fazendo com que uma grande amiga minha chorasse como quem perdia um irmão. Ela o amou, e arrisco dizer que ainda o ama, mesmo não o conhecendo. Esta criança falou que um dia seria o maior bandido de Salvador.

O segundo chegou a mim cantando um hip hop. A criança de 12 anos é muito talentosa. Viveu entre o tráfico, os tiros e a morte. Entre a maconha, a cocaína e o crack. Suas olheiras mostravam o quanto sofrera. Sonhava com tiros, guerra e sangue, muito sangue. Mas, quando escutou sobre o verdadeiro amor, correu para este caminho, voltou atrás muitas vezes, mas está vivendo o mais puro amor que existe: o de Deus. Este é o verdadeiro amor.

Nos dois casos foi citado o amor, de fontes teoricamente diferentes, mas “da mesma espécie”. A amizade.

E onde está ligação entre a paixão e a amizade?

O fato é que uma paixão só pode ser saudável se houver o amor e, conseqüentemente, a amizade.


Vivi uma paixão inenarrável. Mas não houve a reciprocidade que imaginara. Essa fase foi boa.

2 comentários:

  1. Maravilhoso!!! As palavras fluem como o saber...

    ResponderExcluir
  2. luca...quantos anos vc tem mesmo?..( leia com todos os sentidos que essa frase possa ter..rs)

    ResponderExcluir